Essa sou eu na minha faculdade.

Essa sou eu na minha faculdade.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ajustes finais.

Diante do objetivo de identificar pequenos erros ou mudanças ocorridas no processo de construção da minha monografia, surge o momento de revisão de toda a pesquisa, fase que a orientadora e os outros leitores têm um papel fundamental de auxiliar nosso olhar para notar todos os detalhes registrados nessa pesquisa.
Confesso que nesse período também, fiquei um pouco estressada e irritada, pois é uma etapa longa que exige paciência e perseverança para modificar algumas ideias a fim de uma maior clareza no decorrer do trabalho acadêmico.
Por fim, enfrentando mais esse desafio, percebi que essa pesquisa é apenas o primeiro passo a fim de continuar na minha caminhada por novos saberes.

Onde bebi para realizar minha pesquisa.

Diante do objetivo de construir a bibliografia da minha pesquisa necessitei ficar bem atenta para as anotações realizadas durante a busca de dados a fim de fundamentar meus estudos e meus questionamentos sobre a ética e a política no meio educacional.
Durante essa etapa compartilhei onde bebi para realizar esse trabalho acadêmico, pois nesse momento é necessário referenciar todos os autores, livros, apostilas, vídeos, enfim, todo material utilizado para montar minha pesquisa.

Se distanciar também é preciso!

Diante do objetivo de finalizar minha monografia, comecei a construir meu resumo, texto que necessitava narrar em poucas linhas todo o caminho percorrido pela pesquisa.
Confesso que perante essa etapa, sofri bastante, pois não conseguia de jeito nenhum elencar as principais ideias a fim de construir meu texto, porém não desisti e permaneci na minha caminhada.
 Momento de estresse e tensão na construção do meu trabalho acadêmico, necessitei me distanciar da escrita e das leituras tendo como meta relaxar e recuperar a calma e as energias.
Logo após, o distanciamento, finalmente consegui fazer o resumo da minha monografia, ressaltando que o profissional do primeiro segmento tem a função primordial de abrir as portas do mundo social e profissional para os educandos.

Reconhecer, se emocionar e registrar minha conquista!

Após escrever o texto acadêmico da minha pesquisa, momento de pausa para refletir sobre todo o processo de construção e notar quem estava ao meu lado nessa conquista.
Momento para registrar o meu agradecimento e a minha dedicatória desse estudo, fui escrevendo com muita facilidade, satisfação e emoção, pois nessa etapa, me emocionei ao reviver todo o caminho percorrido durante minha busca incansável por novos conhecimentos, aliás, foram três anos de muita persistência, perserverança e descobertas.
Além disso, percebo que, por meio do curso normal superior no ISEPS, cresci bastante não só como profissional da educação infantil, mas também como ser humano, me tornando protagonista do meu caminhar na vida.
Por fim, nessa etapa do trabalho registrei meu muitíssimo obrigada à todos que seguraram minhas mãos e contribuiram para mais essa conquista.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Os capítulos terminaram, porém a escrita permanece!

Para registrar as considerações finais, fiquei bem a vontade, fui escrevendo sem medo de ser feliz, tentando destacar os principais pontos da minha pesquisa.
Ressaltando que o professor da educação infantil é indispensável para a construção de indíviduos pensantes e inteiros, constatando que visão ética e política permite uma reflexão sobre o meio educacional.
Essa visão nos auxilia a compreender melhor tanto os desafios enfrentados pelo educando no seu processo de aprendizagem, quanto os obstáculos enfrentados pelo educador no seu ato de educar.
Por fim, reforçando que o aluno é o autor não só da construção de novos conhecimentos, mas também, do próprio viver.

O quinto capítulo.

Confesso que, para escrever o quinto capítulo da minha monografia encontrei dificulades para organizar as ideias do texto, pois precisava amarrar bem meu discurso para apresentar um fechamento sobre a ética e a política como um recurso de transformar a educação no ato de educar para a vida.
Nesse capítulo nomeado de " Ética e política na educação infantil: um educar para a vida", viso ressaltar que o profissional do primeiro segmento necessita de uma formação de qualidade e diferenciada a fim de construir um novo olhar e uma nova postura, no seu exercício profissional de ensinar e aprender com a vida, possibilitando que seu educando seja o protagonista do seu caminhar em busca de novos saberes.
Contudo, enfrentei todas as angústias, os bloqueios, o desânimo e consegui escrever o tão esperado último capítulo da minha pesquisa. Venci mais uma etapa, viva!!!!!!

Quarto capítulo: a fundamentação do tema escolhido.

No quarto capítulo intitulado "A importância do professor da educação infantil no mundo em construção" tem como meta apresentar a responsabilidade do educador de abrir as portas do mundo social para seus alunos.
Esse profissional de educação enfrenta todos os desafios para promover aos seus educandos uma aprendizagem significativa, dando vez e voz para que os alunos possam compartilhar, por meio de atividades propostas o que já compreendem do mundo que os cerca.
Por fim, nesse capítulo fundamentei meu tema embasada na teoria de Madalena Freire que valoriza o aluno como autor de sua construção, relacionando com a observação da prática de professores que atuam na faixa etária de zero a quarto anos de idade de uma creche pública do Rio de Janeiro.

domingo, 25 de setembro de 2011

O terceiro capítulo é o coração da monografia.

 No terceiro capítulo nomeado de " Como se define ética na educação" tem como o objetivo principal de dialogar com a prática observada dos professores de uma creche pública e a teoria de Madalena Freire, Gadotti e Paulo Freire, destacando para o leitor que a ética na educação é indispensável para facilitar nossa interação como o outro, reforçando que a escola tem o papel de organizar o processo de aprendizagem dos alunos e, por isso mesmo, ela abre as portas do mundo. O terceiro capítulo na verdade é o coração da monografia onde tenho a liberdade para expressar minhas reflexões perante o tema escolhido.
Esse capítulo foi organizado em duas seções, na primeira, cujo o título é " Escola e Família: na construção da ética", embasada predominantemente na teoria de Madalena Freire, viso ressaltar a importância da família para a construção da ética primária e destaca a escola como o espaço de formalizar os  novos conhecimentos adquiridos pelo educando.

 Na segunda seção desse capítulo intitulado de " A escola tem uma opção política" ajuda o leitor a compreender melhor os objetivos traçados pela escola de gerar através de suas atividades uma mudança de atitude, de pensar, por fim, incentivando que o educando seja o sujeito ativo na sua construção com o mundo.

Ajustar também faz parte do processo!

Durante a construção do meu segundo capítulo antes intitulado de: "Como se define ética na educação", fui obrigada a modificá-lo para atender as exigências dos capítulos, pois o segundo capítulo deve ser recheado com o estudo do método, mostrando a abordagem que escolhi (qualitativa ou quantitativa), caracterizando o ambiente e os sujeitos observados na pesquisa de campo e por último, descrever e justificar os instrumentos utilizados nessa pesquisa.
Após, atender a todas orientações finalmente consegui construir meu segundo capítulo cujo o título é " O olhar para a prática dos professores de educação infantil" tendo o objetivo de mostrar para o leitor a creche que observei e as ações realizadas pelo corpo docente da educação infantil, ressaltando que os professores desse segmento são os responsáveis em abrir as portas do mundo e necessitam construir um olhar diferenciado a fim de acolher as singularidades e pluralidades de cada educando no seu processo de aprendizagem.

domingo, 11 de setembro de 2011

Manter a calma é indispensável para organizar os dados.

No primeiro capítulo da minha monografia socializei um pouco da história da educação infantil relacionada com a formação acadêmica dos professores infantis, tendo como meta apresentar o caminhar da educação brasileira. Confesso que fiquei um pouco angustiada ao escrever esse primeiro capítulo, pois percebi que o educador infantil recebia e ainda recebe poucos investimentos específicos para atender com qualidade a educação infantil correspondente a faixa etária de 0 a 5 anos de idade, por esse motivo, a figura do docente infantil era representada por uma figura feminina passiva, cuidadora, amorosa, "natural", sabendo agir pelo bom senso e guiada pelo coração, em suma, a mulher por simplesmente por ser uma mulher e naturalmente mãe, já era considerada apta para exercer a função de educar e cuidar. Por fim, fiquei ainda mais angustiada por não finalizar rápido o capítulo, pois havia coletado muitos dados sobre o assunto e tive dificuladade em organizar os mesmos.
Hoje estou muito feliz, já com o primeiro capítulo finalizado e introduzindo o segundo capítulo entitulado de " Como se define ética na educação".

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Organizar é preciso!

Após, coletar tantos dados a fim de rechear minha monografia. Surge uma nova etapa, organizar as informações, os novos conhecimentos e as conclusões construídas sobre as contruibuições da visão ética e política na formação dos docentes infantis que desejam educar para vida.
Assumindo o objetivo de conquistar meu leitor para refletir e modificar seu olhar perante o educador infantil,  rascunhei minha introdução, onde organizo meu trabalho acadêmico em cinco capítulos, duas seções do segundo capítulo, considerações finais e referências bibliográficas e neste exato momento,estou escrevendo (recheando) meu primeiro capítulo.
No primeiro capítulo, entitulado de " A formação acadêmica dos professores infantis: o caminhar da educação brasileira" viso resgatar, ou melhor, revistar a história da formação acadêmica destes profissionais tendo como meta, descobrir sobre o caminhar da educação brasilleira.

domingo, 28 de agosto de 2011

Mais dados para rechear minha monografia.

Na aula de Elaine Caetano e sua disciplina " Psicologia da Comunicação II: Creche e Comunidade", ampliei meus conhecimentos sobre a importância da família para a construção da ética primária das crianças, aliás, o pai e a mãe, enfim, a família são os primeiros educadores dos nossos alunos.
Durante a discussão sobre a difícil relação existente entre família e escola, notei que os professores infelizmente apresentam atualmente uma resistência perante as famílias, dificultando ainda mais a interação entre ambos e como consequência prejudicando o desenvolvimento das crianças.
Portanto, tendo o objetivo de reconstruir essa relação indispensável para o desenvolvimento pleno de nossos alunos, os professores infantis além de se reconhecerem como a primeira autoridade do mundo público, necessitam durante sua formação utilizar a ética como uma" forma de viver a vida com os outros", como destacou Madalena Freire, pois só assim, os professores de educação infantil perceberão que a criança não é apenas uma simples aluna, ela representa uma família e uma história, é isso, deve obter seu devido valor no processo de construção da mesma.

Coletando dados para a monografia.

Diante do reencontro com Madalena Freire e sua nova disciplina denominada "O Professor e seu papel político- profissional", fiquei bem atenta pois o nome da disciplina de imediato me chamou a atenção, ou melhor, me flechou, termo que utilizamos muito no curso normal superior, para definir o que me interessou em determinado momento da aula.
No decorrer, percebi diversos dados primordiais para o recheio da minha monografia, reafirmando a importância do professor infantil no mundo em construção, aliás, o mesmo é uma pessoa pública responsável pelo bem comum para que todos aprendam.
Além disso, compreendi que "somos profissionais da educação, somos intelectuais, pois lidamos com os conhecimentos, com as ideias", como ressaltou Madalena Freire.
Por fim, através de uma aula tranquila e agradável, notei que o professor deve resgatar a ética primária (os valores, os primeiros cuidados, "os bons modos",  "a boa educação" construídos em laços familiares) dos alunos, porém não assumindo a função da família.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dificuldades enfrentadas na construção da monografia.

Estou bem tranquila na construção da minha monografia, pois escolhi um tema que me identifico e está me fazendo refleti bastante sobre meu papel fundamental de resgatar a ética primária dos meus alunos.

Contudo, percebo que minha dificuldade do momento é organizar tantos dados e leituras já realizados para enfim, ter o recheio da minha pesquisa.

domingo, 21 de agosto de 2011

O que desejo com minha monografia?

Vivenciando os encontros da disciplina de Ética e Política organizados pelas professoras Ana Genesca e Lúcia Cid no Instituto Superior de Educação Pró-Saber, que fica localizado no Rio de Janeiro, precisamente, no Largo dos Leões, em Botafogo, fiquei encantada com a sintonia da dupla e interessadíssima nos assuntos que abordavam o nosso comportamento ético e político sobre a vida.

Aliás, estes assuntos discutidos em aula, realizavam um momento profundo de reflexão sobre minha postura não só como professora da educação infantil, porém na vida, modificando meu olhar perante o outro.

Diante destas reflexões, percebi que o professor é um ser humano, necessitando do equilíbrio para estar vinculado com o mundo, a fim de incentivar seus educandos a desvendarem os mistérios que os cercam.

Por meio deste tema, na monografia, pretendo ampliar e compartilhar meus conhecimentos, transformando meu olhar perante a formação dos professores de educação infantil, ressaltando que a ética e política são ações que realizamos na vida, sendo primordias neste processo contínuo de construção. Aliás, cada ser humano veio contar sua história, fazer sua missão e complementar um ao outro. Por fim, quero importar para o outro a importância do professor no mundo em construção e apresentar as contribuições da visão ética e política na formação dos professores de educação infantil.



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Quem sou eu?

Meu nome é Priscila Silva de Almeida, estou cursando o normal superior no Instituto Superior de Educação Pró- Saber em busca de novos saberes para transformar minha prática, pois sou professora da educação infantil e necessito sempre me atualizar a fim de desvendar os mistérios do mundo junto com meus pequenos alunos.
Neste momento, estou construindo minha monografia sobre a visão ética e política na formação dos professores de educação infantil e através deste blog desejo compartilhar minhas pesquisas, reflexões e vivências para a construção do estudo.